quinta-feira, 20 de julho de 2017

Vontades despidas e sonhos brancos


Bom para ler ouvindo: Shakira - Pies Descalzos, Sueños Blancos

Eu queria responder que meu motivo para consultar o psicólogo é a ansiedade de se aproximar dos 30 anos. Ele comentava sensibilizado que boa parte das pacientes mulheres atendidas, ultimamente, estão sofrendo por antecipação a crise dos 30. “Elas colocam em si mesmas prazos de validade para atender expectativas externas e, assim, se considerarem felizes e com sucesso. E a desconstrução disso passa por orientações de que a vida é significativa independentemente do estado civil.”

Sabido pelo senso comum, o clichê social é esse mesmo cantado pela colombiana Shakira, 40 anos, que tem dois filhos com o jogador espanhol Gerard Piqué, 30 anos, marido, sim, e sem casamento: “Las mujeres se casan siempre antes de treinta”. Tá, dependendo do desespero da guria, basta o “relacionamento sério” no Facebook com o primeiro que aparecer; arriscar esperanças perdidas com adeptos do poliamor: “vai que ele muda de ideia comigo, amiga”; perder o amor próprio para receber migalhas de afeto ou outra coisa do tipo. Aí, para que o objetivo estipulado seja realizado no altar, a possibilidade de muitas submissões serem cometidas é alta, ouviremos várias atrocidades “recomendáveis” para ganhar um título de Dona, a esposa.

Minha tia evangélica que o diga. “Mari, que maquiagem de biscate, nenhum homem de família vai querer se envolver contigo!” “Sangue de Jesus tem poder, não é mais virgem!” “A mulher sábia edifica o lar, respeite a autoridade do seu blá blá blá...” Então, com aquela catequização, bate forte uma onda cristã no meu coração. Ih, rimou... Continuando, rs, olho com misericórdia para aquela mulher de fé, lembro de uns dois possíveis noivados caso eu aceitasse as condenações, digo, os pedidos, e o amor guardado a sete chaves por minha tia para seu futuro marido que nunca chegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário